
Atendimento psicológico
A psicoterapia pode auxiliar nos momentos de angústia, sofrimentos, somatizações, traumas, estresse, dificuldades de relacionamentos, alterações de sono, abuso de substâncias, dentre outros.
Durante o processo terapêutico, investiga-se memórias e experiências da história de vida pessoal, a fim de aliviar o sofrimento psíquico, melhora na qualidade de vida e das relações interpessoais.
É um espaço de escuta e acolhimento!
O atendimento de crianças e adolescentes podem auxiliar quando há alguma alteração de comportamento, muitas vezes relacionados a alguma mudança significativa na vida, como mudanças na escola, separação dos pais, luto, etc. Esses comportamentos podem ser manifestos através de:
-
alteração no sono, apetite, enurese, comportamento na escola, dificuldade de aprendizagem;
-
agressividade exagerada;
-
agitação e dificuldade de manter a atenção;
-
regressão à alguma fase do desenvolvimento;
-
alteração física sem causa biológica;
Muitas dessas alterações nem sempre são transtornos mentais e necessitam de medicações, apenas podem ser indicativos de ansiedade ou dificuldade de adaptação, por isso, além de uma escuta profissional é necessário envolvimento da família para ajudar crianças e adolescentes no que sentem, pensam e se comportam.
Também podem ser indicativos de angústia em que a criança ou adolescente não conseguem verbalizar e acaba aparecendo um sintoma físico ou comportamental.
Importante ressaltar que crianças e adolescentes estão em desenvolvimento e precisam do apoio dos pais e familiares, professores, para cada fase da vida. Muitas vezes um trabalho com os pais e familiares podem ajudar muito a passarem pelas mudanças e adaptações.
Atendimento Online
Essa é uma nova ferramenta tecnológica que visa facilitar o processo para os indivíduos com dificuldades de acesso presencial, seja pelo momento dessa pandemia mundial e necessidade de isolamento social, seja por locomoção, horário, trânsito, distância do local, etc. Sendo assim, é uma facilidade para quem deseja/ necessita de um acompanhamento, além de ser mais uma opção para quem se sente mais à vontade com tal escolha, ou deseja ser analisado à distância.
A psicoterapia presencial sempre foi a única forma de acesso ao atendimento do psicólogo. A partir de 2018, o Conselho Federal de Psicologia (CRP) regulamentou a psicoterapia online (Resolução CFP 11/2012), derrubando o limite de sessões e seu caráter experimental.
O psicólogo precisa avaliar se o cliente tem o perfil recomendado para o formato. Deve informar ao paciente sobre o sigilo ético do atendimento (assim como ocorre no atendimento presencial). O cliente precisa ter um local onde possa ter privacidade, uma sessão ininterrupta. Deverá haver a possibilidade de uma boa conexão. O Atendimento online para crianças ainda não é recomendável. Deve ser respeitado o horário e a forma de pagamento conforme combinado.
Orientação profissional
e de carreira
%20(10).png)
A escolha profissional é uma ação continuada que se inicia geralmente na adolescência, culmina num processo de decisão quanto ao curso que levará a uma profissão, que é o primeiro degrau da carreira, e prossegue ao longo da vida.
A carreira é a linha profissional construída durante um período largo, de algumas décadas. Na sua retrospectiva, justamente com certo tempo de experiência acumulada, que se tem noção do traçado de uma carreira, sua visão de conjunto.
Sendo assim, a Orientação Profissional e de Carreira se destina a todos aqueles que desejam auxílio quanto à elaboração e consecução do seu projeto de vida profissional / ocupacional com todos os aspectos envolvidos do processo vocacional: o processo de escolha, autoconhecimento, conhecimento do mundo do trabalho e modelos de elaboração de projetos.
O objetivo da Orientação Profissional e de Carreira é, auxiliar o indivíduo realizar uma decisão madura em torno de um projeto de vida. considerando sua singularidade, propor uma análise aprofundada do indivíduo em suas realidades interna e externa, sobretudo sobre seu conflito predominante, bem como o sentido dado por ele às ocupações e ao mercado das profissões.
Psicanálise
"... a linguagem, nossa linguagem, tem o efeito de transformação da nossa realidade". (Luiz Carlos Nogueira)
A Psicanálise nasceu através do médico neurologista austríaco Sigmund Freud em meados de 1882, quando surge a primeira vez o termo inconsciente, como um território desconhecido, na tentativa de mapeá-lo, compreender seus mecanismos originalmente conferindo-lhe uma realidade no plano psíquico.
Através dos atendimentos de pacientes com distúrbios emocionais, Freud passou a utilizar a arte da cura pela fala, descobrindo assim o reino onde os desejos e as fantasias sexuais se perdem na mente humana, sendo reprimidos, esquecidos, até emergirem na consciência sob a forma de sintomas indesejáveis, por uma razão qualquer – o Inconsciente.
Ou seja, de acordo com o referencial psicanalítico, as manifestações da conduta humana estão sempre dotadas de significado, mesmo quando este não é aparente, mesmo quando é desconhecido. Podendo ser expresso através de fenômenos psicológicos, tais como ansiedade e depressão; como fenômenos corporais, no caso da psicossomática; ou como problemáticas diversas de comportamento e relacionamento, como nos desentendimentos relacionais, nos distúrbios da agressividade e drogadicção.
“A psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor” (Freud)
Através da Associação Livre, método que Freud dá voz ao Eu do sujeito reprimido e recalcado ao longo da sua história de vida, através da fala livre, sem amarras e sem censura, o sujeito da análise coloca suas angústias e dúvidas existenciais para fora, aliviando seu sofrimento psíquico.
Nesse método, formando-se o par analítico entre sujeito e analista, a fala sobre os sentimentos recalcados, ao se tornarem conscientes, o sujeito passa a ter um processo de descobertas sobre si mesmo.
Não é fácil, muitas vezes pode ser um caminho doloroso e de resistência, pois relembra situações e relações desagradáveis, ou por descobrir repetições em relacionamentos e comportamentos nos dias atuais.
A verdade é que a cura só poderá será possível a partir do momento que o sujeito olha mais profundamente para si e permite se reencontrar e possibilitar novos recomeços e amadurecimentos.
